quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Faixa preta em fracasso

Judô A noite de hoje marca o último dia das competições de judô nas Olimpíadas de 2008. E, sem medo de errar antes da hora, pode-se afirmar: foi um fracasso para as pretensões do Brasil nos Jogos. Dos oito principais postulantes brasileiros ao ouro, três eram judocas. Um deles, Tiago Camilo, ficou somente com o bronze. Os outros dois – João Derly, há alguns dias, e Luciano Corrêa, hoje –, nem isso: voltarão de Pequim sem medalha.

Numericamente, houve crescimento. Comparado à edição de 2004, o resultado do judô brasileiro nestes Jogos Olímpicos foi melhor. Em Atenas, o País conquistou apenas dois bronzes na modalidade, com Leandro Guilheiro e Flávio Canto. Desta vez, foram três bronzes, com o mesmo Leandro Guilheiro, Ketleyn Quadros e o já citado Tiago Camilo. Mas, apesar da pequena melhora, não há como negar que a expectativa foi totalmente quebrada.

Para quem esperava três ouros, três bronzes dão a sensação de um amargo prêmio de consolação.

Medalha inesperada

Natação Em entrevista à Marília Gabriela, Fernando Scherer, empresário do nadador César Cielo, disse que seu cliente ganharia uma medalha nos Jogos Olímpicos. Se não nesta, na próxima. Pois a medalha veio rapidamente e de modo inesperado. Afinal, os 100m livre, onde Cielo acabou de conquistar o bronze, nem é a maior especialidade dele – que é os 50m livre.

Foi um feito especial, de superação. Principalmente se lembrado que, por muito pouco, o nadador brasileiro não ficou fora da final da prova. Ele teve a oitava melhor marca das semifinais, a última que o classificaria para a decisão. Na final, para chegar ao terceiro lugar, ele nadou abaixo de sua melhor marca individual, batendo o recorde sul-americano da prova.

Para se ter melhor idéia do ótimo desempenho de Cielo na final, ele empatou no bronze com ninguém menos que Jason Lezak. O mesmo que, na segunda-feira, disparou no revezamento 4x100m livre para passar o francês recordista mundial e garantir o ouro que parecia impossível para a equipe americana.

Se, no judô, até o momento, nosso resultado é abaixo do esperado, Cielo conquistou um bronze que não estava dentro do previsto. Motivo para comemoração.

Dica de leitura

Natação Uma interessante matéria no site Terra Esportes procura explicar os motivos para tantos recordes mundiais e olímpicos da natação estarem sendo batidos nestes Jogos Olímpicos.

Clique aqui para ler.