terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sede: um negócio da China

Medalhas Sabe-se que um dos principais objetivos da China ao sediar os Jogos Olímpicos é mostrar sua força para o resto do mundo. E, nesse caso, não se fala somente de força econômica, de dinheiro investido nas modernas estruturas que foram construídas exclusivamente para o evento.

Uma das principais metas chinesas para essa edição das Olimpíadas é, também, impor seu poderio esportivo. Para isso, o objetivo dos donos da casa é ultrapassar os Estados Unidos no quadro geral de medalhas dos Jogos. Inicialmente, a impressão pode até ser de projeto complicado. Entretanto, os números mostram uma chance considerável de que isso aconteça.

Desde 1992 (quando os boicotes às Olimpíadas terminaram e, portanto, a comparação entre as edições é justa), em Barcelona, o país que sedia os Jogos sempre conquista uma quantidade de medalhas de ouro muito maior, proporcionalmente falando, que a ganha na disputa anterior.

Confira:
▪ 1992 – Barcelona: A Espanha terminou com 13 medalhas de ouro, contra somente uma de 1988.
▪ 1996 – Atlanta: Os Estados Unidos ganharam 44 medalhas de ouro, 19% a mais que as 37 de 1992.
▪ 2000 – Sydney: A Austrália conquistou 16 medalhas de ouro, 78% a mais que as nove de 1996.
▪ 2004 – Atenas: A Grécia ficou com seis medalhas de ouro, um crescimento de 50% em relação às quatro de 2000.

Em 2004, a China teve 32 medalhas de ouro. Assim, se a taxa de crescimento do país-sede permanecer a mesma das edições anteriores, os chineses conseguirão ultrapassar os americanos. Mesmo que o aumento seja o menor de todos – similar ao de 19%, do próprio Estados Unidos, em Atlanta –, a China já alcançaria 38 ouros e seria primeiro lugar no quadro de medalhas. Os Estados Unidos, em 2004, tiveram 36. Mantendo essa quantidade, ficariam com dois ouros a menos.

Se os números se concretizarão, por enquanto, é difícil dizer. Mas que eles mostram uma boa chance para a meta chinesa, é fato.

A chama está acesa

Abertura Com este post, os trabalhos do Hiper Jogos Olímpicos 2008 têm seu início. O HJO2008 é um projeto ligado à disciplina de Jornalismo on-line da Universidade Católica de Santos e tem como objetivo ser um veículo que vá além das informações básicas dadas por qualquer veículo jornalístico sobre as Olimpíadas. A principal pretensão deste blog é trazer opiniões e análises racionais do que acontece durante os Jogos, sem o ufanismo que invade a maioria dos meios de comunicação do País em ocasiões como essa.

A todos os leitores, desejos de boas-vindas e a vontade de que retornem ao blog com freqüência durante os dias de competição.