sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Salto para o ouro

Atletismo Queda no solo, vara que desaparece, gol que não sai. Já estava na hora de o Brasil ter a sorte voltada para seu lado em ao menos uma modalidade dos Jogos Olímpicos. Pois quis o destino que fosse no salto em distância, com Maurren Higa Maggi.

A brasileira era uma das principais candidatas a uma medalha. Porém, o ouro era quase impossível. Afinal, a portuguesa Naide Gomes é quase uma Isinbayeva de sua categoria – seus saltos em 2008 foram muito superiores aos de todas as suas adversárias.

Só que as eliminatórias trataram de acabar com essa disparidade entre Gomes e as outras concorrentes. A portuguesa queimou seus dois primeiros saltos e, pressionada no último, não conseguiu se classificar para a final.

Com isso, Maurren passou ao papel de favorita. Das oito atletas qualificadas, ela era a detentora do melhor salto do ano.

Confira a lista das cinco melhores marcas de 2008 até os Jogos:
▪ Maurren Higa Maggi (Brasil) – 6,99m
▪ Brittney Reese (Estados Unidos) – 6,95m
▪ Funmilayo Jimoh (Estados Unidos) – 6,91m
▪ Grace Upshaw (Estados Unidos) – 6,88m
▪ Tatyana Lebedeva (Rússia) – 6,88m

Se Naide Gomes não cumpriu seu papel de favorita, Maurren o fez com primazia. Em sua primeira tentativa da final, conseguiu ir além de seu melhor salto do ano e chegou a 7,04m. Distância que nenhuma outra saltadora alcançaria durante todo o resto da prova, garantindo à brasileira o ouro.

Caso Gomes estivesse na final, o primeiro lugar provavelmente seria dela. Ela já havia chegado à marca de 7,12m neste ano, o que seria mais que suficiente para vencer a competição.

Mas a portuguesa não estava com sorte. O destino já tinha escolhido Maurren. E, entre todos os brasileiros, por tudo que ela já passou, não haveria escolha mais feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente a Maurren deu mta sorte,mas os grandes campeoes andam lado a lado com a sorte neh,mais um merito dela.Sem duvida a maior surpresa do brasil(em termos d ouro)nos jogos.