domingo, 10 de agosto de 2008

Um homem, oito provas I

Phelps Um dos principais nomes desta edição dos Jogos Olímpicos, se não o mais importante de todos, é Michael Phelps. O norte-americano tenta, no belíssimo Cubo d'Água, bater o recorde histórico de outro nadador, Mark Spitz, que conseguiu conquistar sete ouros em uma só Olimpíada – a de 1972, em Munique.

Essa tentativa não é nova. O mesmo Phelps, em 2004, já buscou ultrapassar essa marca. Naquela ocasião, ele disputou oito provas, assim como fará em Pequim. Porém, "só" venceu seis delas, ficando um triunfo atrás de Spitz. Agora, ele tem uma segunda chance. Seu objetivo, para alcançar o inédito número de oito ouros, é vencer todas as provas que disputa.

E na primeira delas, os 400m medley, o fenômeno das piscinas não só levou o ouro, como baixou o recorde mundial da prova, que já era dele, em quase dois segundos – uma quantidade considerada enorme na natação.

Em 2004, Phelps já havia vencido os 400m medley. As duas provas que ele não faturou em Atenas foram o revezamento 4x100m livre e os 200m livre. Em ambas, ele ficou com o bronze. Pela lógica, devem ser as duas mais difíceis para ele nessa edição dos Jogos.

Se Michael Phelps, sozinho, fosse um país, ele teria ficado em 16º lugar no quadro de medalhas das últimas Olimpíadas, exatamente uma posição acima do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bater ou não o recorde eh o d menos...esse cara eh um fenomeno,ele nao soh ganha como ganha sobrando....em condiçoes normais ele ganharia os 8 ouros sim,mas com o passar das competiçoes e das provas o corpo nao aguenta neh,soh assim pra ele perder alguma prova,pelo cansaço,pq adversario ele nao tem

Anônimo disse...

Natação é um dos únicos esportes que estou me esforçando pra acompanhar. Torço muito para o Phelps, ele realmente é O_fenomeno dessas olimpiadas. Espero muito que ele leve os 8 ouros e parem de enche-lo com esse negocio do Mark Spitz...

Claudio Ferreira disse...

Foi uma certa injustiça com ele em 2004. Afinal, Phelps não tinha 20 anos e já era cobrado para bater o recorde de Spitz.
Inacreditável pensar que um atleta que ganhou incríveis 6 ouros em uma mesma Olimpíada ficou com um gostinho amargo.
Não gosto de natação, mas como não assistir a um fenômeno igual a Phelps?
Ele é o único atleta dos EUA que conta com a minha torcida.